shopping-bag 0
Items : 0
Subtotal : 0,00
View Cart Check Out

FOTOS_C_LOGOS

Nocentini terceiro na Senhora da Graça. É agora 2º na Geral da Volta a Portugal

Nocentini terceiro na Senhora da Graça. É agora 2º na Geral da Volta a Portugal

Primeiro grande dia de montanha na 79.ª edição da Volta a Portugal com a subida ao Monte Farinha, estreia das ascensões de primeira categoria e com meta colocada no Santuário da Nossa Senhora da Graça, após 152,7 km de percurso. Nocentini foi o terceiro melhor ciclista do dia, atrás de Alarcón e Amaro Antunes, e é agora segundo classificado. Alejandro Marque finalizou em sétimo, descendo a quarto, a 35 segundos de Alarcón, que reforçoua amarela com o triunfo na etapa.

A etapa 4 começou a ser atacada com 15 quilómetros percorridos, altura em que fugiram do pelotão oito corredores, posteriormente chega Filipe Cardoso (RP-Boavista) à frente da corrida, na aproximação à subida do Velão.

O pelotão iniciou a ascensão de 8.200 quilómetros, com inclinação média de 7,7%, ainda a 1.50 da fuga, mas rapidamente diminuiu diferenças para fugitivos. O elevado ritmo do pelotão foi reduzindo o número de ciclista ao longo da subida. Nocentini e Marque seguiram no grupo de 10 que seguiam na liderança. Rinaldo Nocentini seguiu na traseira do camisola amarela, Alarcón, já depois de Marque descair no grupo.

O espanhol da W52-FC Porto arrancou para o segundo triunfo na prova, com três segundos de avanço para o companheiro Amaro Antunes. Rinaldo Nocentini finalizou em terceiro, ainda bonificando sobre García de Mateos e João Benta, e subiu ao segundo da geral, a 25 segundos de Alarcón. Marque ficou com Gustavo Veloso e cedeu 19 segundos para a frente da corrida, finalizando em sétimo a tirada.

O Sporting-Tavira mantém segundo e quarto posto da geral individual.

Vidal Fitas elogiou o desempenho de Marque e Nocentini, garantindo que apesar da inversão de lugares entre ambos, o Sporting-Tavira saiu vivo da Senhora da Graça, ainda com segundo e quarto lugar na geral individual: “Havia dito que era um dia em que se poderia começar a perder a Volta. Foi um dia muito positivo. Continuamos com as aspirações intactas. O Nocentini subiu a segundo, o Marque continua a uma distância razoável do primeiro lugar”… “Estamos na luta. Pensávamos que iam estar na discussão da Volta e fico satisfeito por ver que estão bem e a cumprir esse propósito”.

Alejandro Marque, apesar de descer na classificação referiu: “A Senhora da Graça é sempre uma chegada difícil. A minha opção foi de seguir a roda do Gustavo Veloso e consegui terminar com o mesmo tempo do que ele e manter a vantagem”…  “Continuamos muito bem. O tempo perdido não é decisivo”.

A Etapa 5 começa em Boticas e finaliza em Viana do Castelo. Os 179.6 kms terão três contagens de montanha (uma de segunda e duas de terceira categorias), voltando a apresentar um final acidentado no Santuário de Santa Luzia.

Classificação da etapa

1.º Raúl Alarcón, W52-FC Porto, 4:02.52

2.º Amaro Antunes, W52-FC Porto, a 3′

3.º Rinaldo Nocentini, Sporting-Tavira, m.t

4.º João Benta, RP Boavista, a 4′

5.º Vicente García de Mateos, Louletano-Hospital de Loulé, m.t

6.º Gustavo Veloso, W52-FC Porto, a 19′

7.º Alejandro Marque, Sporting-Tavira, m.t

8.º António Carvalho, W52-FC Porto, a 25′

9.º Henrique Casimiro, Efapel, m.t

10.º Mikel Bizkarra, Euskadi, a 42′

15.º Frederico Figueiredo, Sporting-Tavira, a 1.04

 

Classificação geral

1.º Raúl Alarcón, W52-FC Porto, 18:49.35

2.º Rinaldo Nocentini, Sporting-Tavira, a 25′

3.º Amaro Antunes, W52-FC Porto, a 29′

4.º Alejandro Marque, Sporting-Tavira, a 35′

5.º Vicente García de Mateos, Louletano-Hospital de Loulé, a 43′

6.º Gustavo Veloso, W52-FC Porto, a 46′

7.º João Benta, RP Boavista, a 1.25′

8.º Henrique Casimiro, Efapel, a 1.30′

9.º António Carvalho, W52-FC Porto, a 1.34′

10.º Sérgio Paulinho, Efapel, a 1.38′

 

Classificação colectiva

1.º W52-FC Porto, 56:30.26 horas

2.º Sporting-Tavira, a 1.22′

3.º RP Boavista, a 2.39′

 

Fonte: in Sporting.pt

Photos © João Fonseca Photographer

 

#SportingTavira

#CiclismoTavira

#Tavira

#PaixãoPeloCiclismo

Leave a Reply